sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Odontologia em minha vida

O que a Odontologia está fazendo em um blog sobre bijouterias?

A resposta é simples: eu sou formada em Odontologia, profissão pela qual sou apaixonada. Tenho especialização em Endodontia e Odontologia do trabalho.

Nunca tive consultório próprio. Trabalhei vários anos no consultório de outros profissionais alugando os horários e, antes do nascimento da minha filhota, em uma empresa onde permaneci por 4 anos.

Trabalhar em casa, trabalhar em um consultório ou ter o seu consultório?

Ter consultório próprio significa batalhar pela clientela em uma luta muitas vezes injusta. Não basta ser um bom profissional. O número de profissionais na odontologia e sua concentração no Rio de Janeiro são enormes. É difícil conseguir cadastramento em planos odontológicos que hoje indicam boa parte dos clientes dos consultórios. É difícil conseguir clientes sem planos odontológicos. Depende do boca-a-boca, da indicação de antigos clientes. Muitos não têm condições de pagar por um tratamento e preferem procurar clínicas populares onde é mais fácil extrair do que tratar. Onde é a qualidade dos materiais nem sempre é confiável. Onde os profissionais da odontologia são escravos do trabalho e o que importa é a quantidade ao invés da qualidade e do tratamento personalizado e diferenciado onde se conhece o cliente pelo nome.

Ter consultório não significa somente alugar uma sala, comprar os equipamentos e montá-lo. Significa administrá-lo. Como se fosse uma pequena empresa em que você é o dono, o gerente, o contador, a secretária.  Conhecer de legislação trabalhista, tributária, vigilância sanitária... ufa!!!! É não poder se afastar do trabalho por longos períodos de tempo. É não poder ficar doente. É contar sempre que os pacientes irão ao consultório no horário em que estão marcados.

Trabalhar em empresas é ter horário e salário fixo. É poder tirar 30 dias de férias sem se preocupar. É ter uma garantia. É ter um chefe. É não precisar batalhar pelos clientes.

Por que então decidi parar se estava trabalhando em uma empresa?

Duas horas de ida e duas horas de volta. O tránsito do Rio de Janeiro. Sair de casa às 11:30 horas e retornar somente às 21:00 horas. Qualidade de vida!!!

Foi o fato de aproveitar pouco do tempinho que tinha com minha filhota. De ouvir o marido dizendo que sentia minha falta. Que sentia falta da minha companhia no cafezinho da tarde sentado no Shopping vendo as pessoas passarem.

Foi o fato de ter que fazer tudo correndo. De chegar em casa e ver minha filhota já dormindo. Foi uma decisão difícil mas que trouxe uma qualidade de vida para minha filha, meu marido e para mim.

Trabalhar em casa requer disciplina. Eu ainda não consegui me encontrar neste novo segmento. Talvez pelo fato da minha filhota ainda não estar na escola. Ficará mais fácil montar minha rotina depois que ela começar com a rotina dela. Hoje, boa parte do tempo é dedicado a ela. No momentos em que ela está dormindo ou entretida com um dos inúmeros DVDs que ela gosta, é que encontro tempo para criar. Meu marido me ajuda nas criações e até mesmo na montagem. Muitas peças foram idealizadas por ele.

Não sei se retornarei para a odontologia como um trabalho fixo ou se somente a exercerei como tenho feito ultimamente, atendendo familiares e amigos. Minha paixão pela profissão nunca morrerá.

As vantagens em se trabalhar em casa são evidentes e, quem sabe um dia, outras pessoas poderão executar suas tarefas diárias sem precisar sair de casa. O ganho para as pessoas e suas famílias será enorme.

Como o processo criativo e o trabalho com bijouterias entraram em minha vida? O que a odontologia me ensinou que posso usar nesta nova profissão? Isso é papo para uma nova postagem.

Beijos,

Sheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário que em breve estarei entrando em contato com você.

Abraços,

Sheila Orlandini